Como manter os seus funcionários motivados?

Todos nos devemos sentir motivados, diariamente, seja nas nossas relações pessoais, profissionais ou familiares. Por isso mesmo, resumimos em quatro passos o que é necessário para que os seus funcionários se sintam motivados todos os dias, querendo sempre fazer o seu trabalho da melhor forma possível.

Vários estudos comprovam que a motivação é bem mais poderosa que a inteligência, a habilidade ou mesmo o salário auferido.

1) Recompensas

As recompensas são o grande motivador de todos, falamos especialmente das recompensas financeiras. Ainda assim, não se pode só basear a motivação no pagamento de um salário, pois isso pode ir em sentido contrário ao que realmente se pretende.

A recomendação é que se pague apenas o suficiente para levar a questão do dinheiro para fora da mesa.

2) Sentimentos

Facilmente percebemos que os sentimentos são uma grande motivação para todas as nossas acções, mesmo em questões profissionais.

O nosso cérebro está estruturado para reagir a situações e coisas que, de alguma forma, nos tocam especialmente. Por isso mesmo, os responsáveis pelas empresas não se devem esquecer dos sentimentos dos seus funcionários. Pelo contrário, essa é uma forma de conseguirem que eles se sintam mais motivados a desempenharem as suas tarefas mais rápido e correctamente.

3) Enfatizar o progresso

De acordo com a pesquisa de Teresa Amabile, de Harvord, não há nada mais motivador que o progresso.

Todas as pessoas procuram uma quantidade constante de desafio, realização e feedback. Dessa forma, o progresso pode ser muito poderoso.

Deve-se sempre procurar incentivar as pessoas a reflectirem sobre o quão longe podem ir e sobre o bom trabalho que têm feito.

4) Crença compartilhada

O que mais une as pessoas, é partilharem uma crença, uma história e um objectivo.

São vários os estudos que demonstram que as melhores culturas de trabalho são as que envolvem um grupo unido por uma ideia fascinante.

Várias pesquisas realizadas demonstram que são as histórias que dão sentido à vida, ao trabalho e são elas que criam unidade e moral.

Estes quatro passos são fundamentais para manter os seus funcionários motivados. Porém, isto só resultará se forem cumpridos em simultâneo.