Da língua materna a outro idioma

Seja qual for o posto de trabalho a que aspira, o conhecimento de um segundo idioma é sempre um factor que joga a seu favor.

São inúmeros os factores relevantes sobre a importância de se aprender uma segunda língua. Para aqueles que desejam construir uma carreira em empresas privadas ou até mesmo em multinacionais, é praticamente obrigatório saber outro idioma. Os profissionais bilingues terão a oportunidade de actuar em actividades diferenciadas e mais expostas, ampliando as possibilidades de um plano de carreira com um crescimento rápido e consistente.

Por certo, saber um segundo ou terceiro idioma já não é mais um diferencial, e sim uma habilidade esperada do candidato. Muitos profissionais qualificados e com experiência na sua área não conseguem uma boa colocação no mercado pelo fato de não apresentarem um bom desempenho ao falar uma segunda língua.

Mas não nos podemos focar somente no mundo profissional. Ao nível pessoal, saber uma segunda língua possibilita contactos com diferentes culturas, leitura de documentos ou livros não traduzidos, acesso facilitado às tecnologias de informação, entre outras e imensas vantagens.

Concretamente, o inglês transformou-se na língua estrangeira por excelência, tudo pela sua relevância no mercado laboral, no mundo dos negócios, tecnologias e ciência. É considera a língua internacional, a língua dos estudos, das viagens. É a seleccionada pelas grandes e inúmeras organizações mundiais como a ONU e a Nato, que a utilizam como língua oficial. Na verdade, o Inglês é a língua de ligação entre os diferentes países, culturas e negócios pois é a única que pode ser usada em qualquer lugar do mundo inteiro.

Mas falando em bom Português, não vamos esquecer a nossa língua que é considerada a sexta do mundo mais utilizada nos negócios, segundo o ranking da Bloomberg. Segundo este estudo, em primeiro lugar ficou o mandarim, a língua oficial da China. É falado por 845 milhões de pessoas, é a segunda língua do mundo mais utilizada no meio empresarial, depois do inglês. Logo a seguir ficou o francês, Árabe e Espanhol.

Mas ranking à parte, o conhecimento de outro idioma ou outros idiomas pode não fazer de si um melhor profissional, mas por certo um profissional com recursos.

Curiosidade

Os 10 idiomas mais falados no mundo:
Segundo a última edição do livro “The Ethnologue: languages of the world“, o número de línguas faladas no mundo é de 6912.

  1. Mandarim – 1051 milhões – China, Malásia e Taiwan.
  2. Hindi – 565 milhões – Índia, regiões norte e central.
  3. Inglês – 545 milhões – EUA, Reino Unido, Partes da Oceania.
  4. Espanhol – 450 milhões – Espanha e Américas.
  5. Árabe – 246 milhões – Oriente Médio, Arábia, África do Norte.
  6. Português – 218 milhões – Brasil, Portugal, Angola.
  7. Bengalês – 171 milhões – Bangladesh, Nordeste da Índia.
  8. Russo – 145 milhões – Rússia e Ásia Central.
  9. Francês – 130 milhões – França, Canadá, Oeste e Centro da África.
  10. Japonês – 127 milhões – Japão.