Emirados Árabes Unidos

EPMjobs-Procura-o-emprego-que-amas

Os Emirados Árabes Unidos são um destino de emigração apetecível para muitos jovens qualificados portugueses que não conseguem arranjar emprego em Portugal.

eau

Desde as oportunidades de emprego aos salários, os Emirados Árabes Unidos reúnem as condições ideais para uma experiência de trabalho fora de Portugal.De acordo com a informação disponibilizada pelas autoridades nacionais do país, no final de 2014, residiam nos Emirados Árabes Unidos cerca de 2.400 cidadãos portugueses.

Guia para viver e trabalhar nos Emirados Árabes Unidos

Principais setores de atividade – hotelaria e restauração, transportes, atividades especializadas (engenharia, arquitetura), áreas científicas e técnicas, área financeira.

Vistos – Qualquer cidadão português pode entrar livremente nos Emirados Árabes Unidos sem que para o efeito tenha que obter um visto. Os vistos de entrada são concedidos à chegada ao país, por um período de 30 dias.

Regime laboral, condições de trabalho, direitos e obrigações do trabalhador Ministério do Trabalho.

Empresas Portuguesas nos Emirados Árabes UnidosAgência para o Investimento e Comércio Externo Portugal.

Descontos para a segurança social – Não existe um Sistema de Segurança Social neste país. Cada pessoa tem de ter obrigatoriamente um seguro de saúde privado.

Sistema de saúde – Existem bons estabelecimentos hospitalares e clínicas privadas sendo que só se poderá ter acesso a estes estabelecimentos depois de ter contratualizado um seguro de saúde com uma empresa de seguros. A título meramente indicativo refira-se que mais conhecida é a DAMAN.

Impostos – Nos Emirados Árabes Unidos não se pagam impostos sobre os rendimentos de trabalho. Existe um Acordo para Evitar a Dupla Tributação que se aplica às empresas de ambos os países, que foi assinado e já se encontra em vigor. Para obter informações sobre impostos deverá contactar o portal da Autoridade Tributária e Aduaneira ou o Serviço de Finanças da sua área de residência.

Custo de vida – é superior ao de Portugal. O custo da habitação em todo o país é elevado, principalmente na capital e no Dubai. Aos referidos custos acrescem outros encargos, como o condomínio, seguro, taxas camarárias e saneamento, bem como o indispensável ar condicionado e água.

Alojamento – Para procurar alojamento nos Emirados Árabes Unidos poderá consultar, entre outros, os seguintes sites: link; link; link.

EnsinoConselho Superior de Educação.

Veja ainda em baixo algumas dicas a ter em conta antes de emigrar:

  • A língua oficial é o árabe, sendo o inglês a língua mais utilizada, aconselhando-se a quem pretenda emigrar para este país o domínio de, pelo menos, uma delas.EAU-map
  • Só pode residir no país quem tenha um visto de residência, sendo este concedido apenas a quem tenha um contrato de trabalho válido.
  • O visto de residência obriga o seu titular a ter um seguro de saúde para si e para a sua família.
  • Não são permitidas relações sexuais fora do casamento. A coabitação entre duas pessoas de sexo diferente só é permitida se forem casadas entre si, não sendo reconhecidas as uniões de facto para o efeito.
  • A homossexualidade é ilegal.
  • O consumo de álcool é sujeito a fortes restrições (licença de consumo e venda apenas em certos locais).
  • O consumo de estupefacientes é proibido e severamente punido com penas de prisão.
  • Alguns tipos de atividade profissional estão vedados a cidadãos de países ocidentais (construção civil, empregadas domésticas, etc.)
  • Os costumes e práticas locais devem ser respeitados, designadamente ao nível da indumentária em locais públicos e sobretudo durante o Ramadão em que o consumo de bebidas e alimentos são proibidos durante o dia.
  • Existe um Memorando de Entendimento que foi assinado entre Portugal e os Emirados Árabes Unidos sobre o reconhecimento de cartas de condução, o que permite aos cidadãos portugueses residentes no país obter uma carta de condução emirati sem ter de fazer exames de condução mas entregando para o efeito a carta de condução portuguesa que só poderá recuperar em Portugal contra a entrega da carta emirati.

Sugere-se ainda a consulta à informação disponibilizada pelas seguintes entidades:

Governo dos Emirados Árabes Unidos;

Ministério da Educação Nacional e da Formação Profissional;

Ministério do Trabalho.

Ofertas de emprego

Para obter informações sobre ofertas de trabalho (mercado de trabalho, conhecimentos linguísticos, habilitações profissionais e taxa de desemprego),poderá consultar os seguintes sites:

  1. Emprego
  2. Manpower
  3. GULFTALENT
  4. ABC recruitment
  5. BAC Middle East
  6. www.charterhouseme.ae
  7. Executive Appointments
  8. IMG
  9. Jobscan executive Search
  10. Specialist Service resources
  11. Talent Partners
  12. BAYT

Note que para muitos postos de trabalho é pedida a certificação da equivalência das habilitações académicas e profissionais (reconhecimento de diplomas) e a grande maioria dos empregos exigem qualificações e licenciaturas em áreas específicas (engenharia, aeronáutica, economia, gestão).

2 thoughts on “Emirados Árabes Unidos

  1. Olá eu mim chamo Isaac Feliciano más conhecido como Isaac Markan Melo , Sou fashion designer e cidadão brasileiro. Eu quero é desejo trabalhar e estudar; Existo a possibilidade ?? Quero receber más informações por e-mail.

    Grato

  2. boa tarde , sou gestor de vendas de máquinas de construção . estou interesado em trabalhar no Emirates .
    obrigado

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *