Gostava de trabalhar no Reino Unido?

O Reino Unido é, actualmente, um dos principais destinos dos portugueses. O número de emigrantes nacionais a rumarem a terras de sua majestade é cada vez maior, tendo mesmo atingido valores recordes. De acordo com dados divulgados pelo Observatório da Emigração, só no primeiro trimestre de 2013, mais de 9.500 portugueses deram entrada no Reino Unido.
No seguimento do Workshop realizado no passado dia 9 de Janeiro, em parceria com a Cidade das Profissões, intitulado de “Viver e Trabalhar no Reino Unido”, deixamos também aqui algumas anotações importantes para quem está a pensar rumar para o Reino Unido.

A novidade está no perfil do emigrante que é, agora, bem diferente daquele que rumava a esse país há alguns anos. Nos dias que correm, o emigrante que escolhe o Reino Unido tem qualificação superior e idade média de 34 anos. A expectativa de trabalhar na área de formação, de progredir na carreira e de ter uma maior qualidade de vida são os motivos que levam os emigrantes lusos a escolher o Reino Unido para prosseguirem a sua vida profissional.

Constituído pela Inglaterra, País de Gales, Escócia e Irlanda do Norte, o Reino Unido continua a constituir-se como uma das principais portas de entrada na União Europeia. A economia britânica, uma das mais importantes da UE, assenta, cada vez mais, no sector dos serviços. Ainda assim, mantém uma importante presença no sector da alta tecnologia, entre outros.

Os salários elevados são um dos principais atractivos para os emigrantes que escolhem trabalhar no Reino Unido. Ainda assim, o custo de vida é também superior ao de Portugal, tendo nas rendas das casas e nos transportes as maiores diferenças.

Conheça outros detalhes sobre o país AQUI. Pode encontrar informações sobre benefícios sociais, impostos, transportes, educação, entre muitos outros assuntos de extrema importância.

Burocracia indispensável

1º Passo

Encontrar uma casa ou quarto no Reino Unido, deverá ser sempre a prioridade. Será preciso uma morada para receber correspondência e tratar de muitas outras burocracias necessárias ao início do trabalho.
Caso esteja a pensar viver em terras de sua majestade, pode procurar alojamento no seguinte site, aqui pode fazer uma pesquisa detalhada de acordo com a tipologia de alojamento e localização que pretende. O concelho para quem vai, passa por procurar alojamento no mercado informal, onde a negociação de preços é sempre mais fácil, deixando de lado as imobiliárias.

Depois de encontrar o seu “cantinho”, recomendamos que peça ao senhorio para acrescentar o seu nome a, pelo menos, uma das contas da casa (água, luz, gás). Essa conta vai servir como prova de morada, ou então utilize o contrato de arrendamento.

2º Passo

O passo seguinte passa por tratar do seu número da Segurança Social inglês, o National Insurance Number. Este é um documento essencial para começar a trabalhar no país. Para tirar este cartão, deve contactar o Jobcentre Plus, seja presencialmente ou por telefone e marcar uma entrevista.

Depois de realizada a referida entrevista, é atribuído um número provisório, e depois recebe, na morada referida, o documento oficial. Caso já tenha emprego assegurado, deverá comunicar à emprega que possui o número provisório e, assim que receber o documento em casa, proceder à actualização da informação junto da empresa onde trabalha.
Pode dirigir-se ao sitio na Internet do Jobcentre Plus para saber qual o que fica mais perto de sua casa.

São muitas as oportunidades de trabalho

O mercado de trabalho britânico pode ser muito competitivo. Os factores económicos, as habilitações e aptidões, o tipo de trabalho que se procura e as circunstâncias particulares dos recém-chegados podem afectar a disponibilidade de certos tipos de trabalho em diferentes partes do país.
Por isso mesmo, aconselhamos que antes de apanhar o avião, tente informar-se sobre possíveis trabalhos e empresas que sejam do seu interesse, bem como perceber se existem condições ou requisitos especiais que se apliquem ao trabalho que pretende. Pode obter mais informações sobre os directórios de algumas empresas portuguesas a actuarem no Reino Unido AQUI

São muitas as oportunidades de emprego disponíveis no Reino Unido. A maioria das vagas destina-se às áreas dos serviços, saúde, design, arquitectura e indústria.
Pode procurar oportunidades de trabalho no site disponibilizado pelo governo britânico (AQUI). Pode procurar as vagas disponíveis, pesquisando pela profissão pretendida e local.

O Reino Unido integra igualmente a rede EURES, que disponibiliza centenas de vagas para cidadãos oriundos de outros países europeus. Saiba se algum corresponde ao que procura.
Para além destes, pode sempre consultar o nosso portal que o podem ajudar na árdua tarefa de encontrar o seu novo emprego AQUI.