Como responder à pergunta: “Fale-me sobre si”

Todos nós, durante uma entrevista, já nos deparámos com esta famosa pergunta.

Estes 4 passos explicam como responder da melhor forma e ser bem sucedido.

Esta questão é tão abrangente que se pode aprender muito sobre alguém pela forma como o candidato responde e muitas vezes molda a a forma é conduzida o resto da entrevista.
Como eu poderia fornecer uma visão geral de toda a minha vida profissional, realçar os meus atributos e tornar-me o candidato adequado e agradável, tudo em apenas 3 minutos?

1- Faça a sua pesquisa

Muitas vezes, as duas principais componentes na decisão de uma contratação são as competências técnicas (o que é capaz de fazer) e a adequação cultural (personalidade adequada os valores da empresa). Por isso perca algum tempo a analisar a descrição do vaga a que se candidata, assim como a secção “Sobre nós” do site da empresa. O objectivo é conhecer as características e valores em que esta assenta para poder adequá-las ao seu perfil.
Nesta etapa não se pretende formar uma resposta extensiva sobre todos os pontos importantes que encontrou, mas sim construir um senso geral daquilo que a empresa pretende para conseguir transmiti-lo.

2- Escolher três pontos principais

Como quer que o seu entrevistador o descreva nas suas notas depois de estar consigo?
Pense em três grandes impressões que quer deixar marcadas, como por exemplo “os clientes estão sempre em primeiro lugar” ou “fortes competências de análise de dados”.
Pelo menos duas dessas impressões devem estar presentes na pesquisa que fez para o primeiro ponto, deve agora enquadrá-las na sua história. Porém tenha cuidado com a forma como o faz pois não se pretende que seja pouco verdadeiro, mais vale focar-se num outro ponto forte seu do que num ponto que não tem fundamento real.

3- Construa a sua história

Já tem três ideias principais, então pode criar a sua história. Faça um esboço do que quer falar e inclua um aspecto da sua experiência como prova, para cada uma das ideias das três ideias. Organize-as de forma cronológica para que fiquem sincronizadas com o seu currículo e se tornem mais fáceis de perceber.
O resultado da junção será parecido com este exemplo: “Existem três coisas que eu gostaria de partilhar com sobre mim mesmo. Em primeiro lugar, sou uma pessoa minuciosa. Desenvolvi esta competência quando trabalhava num laboratório de pesquisa, onde recolhia, media e gravava centenas de amostras químicas. ” De seguida, avance para os próximos dois exemplos.
No final relacione, em apenas algumas frases, estas ideias com o papel esperado na empresa, tal como “De acordo com estas competências e experiência, estou confiante de que seria bastante adequado à posição. ”

4- Praticar

É muito importante praticar a sua resposta em voz alta, pois esta é a única forma de conhecer e corrigir os lapsos existentes. Assim como contar o tempo e verificar se não ultrapassa os 3min.
Esta estratégia pode não abranger todo o seu currículo mas não faz mal, pois o entrevistador tem acesso ao seu currículo antes da entrevista e é melhor aprofundar a sua experiência nos pontos que são mais relevantes para o cargo e convencer o empregador que é a pessoa certa.

Tem algo a acrescentar a este artigo ? Faça-o nos comentários.