Os 10 sítios abandonados mais fantásticos de Portugal

Portugal está cheio de mistérios e de lugares fantasticamente belos, que, com o passar dos anos por esquecimento e abandono, acabaram por ganhar uma beleza extra. Aqui ficam destacados 10 edifícios emblemáticos deixados para trás, que graças à fantasia que os envolve, fascinam aqueles que os vêem –  mas com certeza, haverão muitos mais.

1. CASTELO DA DONA CHICA – BRAGA 

Começado a ser construído há 99 anos, por ordem de Francisca Peixoto de Sousa, as obras desta mansão levaram décadas até que ficasse finalizada. E até ficar abandonado, foram inúmeros os proprietários deste castelo.

2. CASA DO PROFESSOR ou QUINTA DO PARREIRA – OLIVEIRA DE AZEMÉIS

Tal como o caso anterior, esta casa teve vários proprietários ao longo da sua existência, e os nomes pelos quais é mais conhecida deve-se a dois dos seus antigos proprietários.

 
3
. SANATÓRIO DO CARAMULO – TONDELA

Tem a peculiaridade de ser um dos 19 sanatórios existentes só no Caramulo. Este facto remonta aos anos 20 quando o médico Jerónimo de Lacerda decidiu criar esta “vila sanatorial”, sendo a única vila portuguesa criada de raiz e a primeira vila a dispor de saneamento e electricidade. O objectivo da altura era o de tratar doentes com tuberculose, ficando assim conhecido o Caramulo como estância sanatorial.

4. PALÁCIO DE MIDÕES – TÁBUA

A ocupar a parte central da freguesia de Midões, na Tábua, este palácio está imbuído de mistério, sendo um deles o facto da sua data de construção ser desconhecida.  Infelizmente, hoje encontra-se em já avançado estado de degradação.

5. HOTEL MONTE PALACE – SÃO MIGUEL, AÇORES

Nas Sete Cidades, São Miguel, foi aberto em 1989 o primeiro hotel 5 estrelas da ilha, que teve vida, por um curto espaço de tempo. Depois de apenas dois anos fechou portas e hoje encontra-se assim.

6. CASA DOS INGLESES – MOITA

Com o privilégio de ter praia privativa, esta casa agrícola com capela, fora outrora de um família de ingleses. Actualmente, encontra-se abandonada.

7. PALÁCIO DO REI DO LIXO ou TORRE DO INFERNO – COINA

Com certeza, este palácio ou torre, como quiserem chamar, não passa despercebida e não é comum aos olhos que a podem avistar. Na freguesia de Coina, a torre é já um marco da região. Mandada edificar por Manuel Martins Gomes Júnior, também conhecido como o “Rei do Lixo”, que assim teve a intenção de mostrar a sua grandiosidade. Conta-se que Manuel Martins quis que este edifício fosse de tal forma, para que pudesse avistar uma propriedade que tinha em Alcácer do Sal.

8. CONVENTO DE S. FRANCISCO DO MONTE – VIANA DO CASTELO

Da história do Convento de São Francisco do Monte, na freguesia de Santa Maria Maior, Viana do Castelo, destaque-se o facto que foi um dos três primeiros conventos da Ordem dos Frades Menores a ser erguido. Infelizmente, grande parte do edifício já ruiu.

9. CONVENTO DE SEIÇA – FIGUEIRA DA FOZ

O Convento de Seiça nasceu de um milagre. Em 1175, D. Afonso Henriques, para louvar a Virgem Maria, graças a um milagre recebido junto da capelinha de Nossa Senhora de Seiça, mandou erigir este convento. Contudo, o primeiro rei de Portugal, morreu sem ver a construção do convento finalizada.

10. CHALET DA CONDESSA D’EDLA – SINTRA

O elegante Chalet, de 1864, foi um dos edifícios mandados construir por D. Fernando II, também responsável pela reconstrução do Palácio da Pena. O chalet recebe o nome de Elise Hensler, ou Condessa d’Ella, que foi a segunda esposa do rei. Devido às obras de reabilitação que tiveram início há cerca de 7 anos, o chalet recuperou-se do avançado estado de degradação no qual se encontrava.