Um segredo do bem-estar: Aprender

Em determinadas alturas necessitamos “segurar” a nossa auto-estima, que parece que fugiu para lugar desconhecido. Tentamos várias vias que estão “na moda”, mas esquecemos que há métodos que são intemporais: Aprender algo novo é um factor que promove o nosso bem-estar. Um “segredo” a aproveitar.

Em Emprego pelo Mundo pode-se ver cada dia anúncios de emprego nas mais diversas áreas e funções. Funções bastante interessantes às quais podemos ter vontade, e um primeiro pensamento, de enviar a candidatura. Mas, depois de se analisar os requisitos constatamos que nos falta conhecimento em determinada língua, num programa informático ou experiência em determinada tarefa. E a intenção de enviar a candidatura é anulada, pois falta-nos o “tal” conhecimento. E o processo termina aqui.

Mas, o processo deveria iniciar-se aqui. Porquê?

Porque é possível aprender, desde que se esteja motivado. A motivação é uma das condições da aprendizagem.

Porque a motivação para aprender e o compromisso para tal é uma das chaves para a performance e evolução no posto de trabalho.

Se está motivado e considera que tem o perfil para determinada posição, então não hesite, siga o impulso de enviar a sua candidatura. Contudo, não se acanhe de revelar a sua mais valia para a função e fonte de motivação para aprender. Demonstre o que já foi capaz de aprender e realizar em anteriores funções.

APRENDER 

Um método para promover o seu bem-estar

O facto de aprendermos algo novo, mesmo que não tenha directamente a ver com a área profissional, aumenta a nossa auto-estima, a valorização pessoal, o sentimento de bem-estar e de relação com os outros. E podemos até ser capazes de fazer algo que pensávamos, desde tenra idade, que não tínhamos jeito para.

A lista de coisas novas a aprender é extensa e depende dos interesses de cada pessoa. Mas, ficam aqui alguns exemplos: pode iniciar-se na pintura e decorar a casa com os seus quadros, fazer a sua própria bijutaria, ser o mecânico da sua bicicleta, reciclar a sua roupa e criar os seus vestidos, tricotar os cachecóis e gorros para toda a família, fazer as suas compotas e geleias, realizar uma nova actividade desportiva, aprender um jogo lúdico de estratégia, etc.

O processo de aprendizagem pode parecer que é algo que ficou no passado, que pertence às cadeiras da sala de aula, à professora, ao quadro e ao giz, aos anfiteatros da universidade, às apresentações power point da geração mais actual.

Aprender não tem idade e aprender algo novo tem benefícios

Lembra-se da sensação de liberdade dos seus primeiros metros em bicicleta, de quando aprendeu a ler ou da sensação de capacidade da sua primeira braçada na água? É possível reviver essa confiança e senti-la em formato adulto.

O “não tenho jeito” é passado. O “gostava de experimentar e aprender” é do presente. Você pode ser o seu maior inimigo. Somos os primeiros a traçar os nossos limites.

Parte do nosso bem-estar depende de nós. Defina como objectivo aprender algo novo ou retomar e aperfeiçoar uma actividade do passado.