Carreiras: 5 conselhos dos quais não estava à espera!

carreirasNo momento em que precisamos de um conselho, quanto à nossa carreira e ao percurso que estamos a construir, podemos contar com um amigo, um colega do trabalho mais velho e experiente, ou até mesmo um familiar. Contudo, há conselhos mais comuns que outros. O que hoje lhe trazemos são dicas de carreira que talvez não seja por hábito receber, mas que com certeza, vão fazer com que alargue os seus horizontes sobre como a sua carreira deve ser conduzida.

A confiança pode ser uma coisa má

Quando a Fast Company pediu aos leitores para compartilharem as suas piores experiências de entrevista (tanto como entrevistador e entrevistado), uma pessoa escreveu, “para uma dada vaga, eu entrevistei uma senhora, que devia ser realmente muito confiante. Ela ouviu impacientemente a descrição do trabalho e o que estávamos à procura, até que me interrompeu e, basicamente, expôs o que iria e não iria fazer, as horas que iria trabalhar, quando ia sair mais cedo para buscar os filhos à escola, e quanto dinheiro esperava ganhar. Agradeci-lhe e deixei cair o currículo dela, no caixote de lixo, assim que foi embora.”

Ser demitido pode ser uma coisa boa

Após ter sido demitida do The New York Times, a ex-editora-chefe, Jill Abramson, aconselha a que não se deixe ir abaixo por causa de uma demissão.

“Nesta economia, as pessoas têm sido demitidas quer por razões válidas, que por outras mais injustas.” Por isso, pense que esta é a oportunidade para um novo começo. Quem sabe se o que lhe espera corresponderá mais às suas expetativas do emprego ideal.

Faça dos dias de folga dias de trabalho

Este será o conselho menos apreciado, mas se pensar bem, ao usar os dias de folga para continuar a informar-se sobre a sua indústria e setor, pode acabar por ser um algo extremamente valioso para a sua carreira. John Idol, agora o CEO da Michael Kors, recentemente compartilhou uma história pessoal sobre como usou o seu tempo para chegar mais à frente.

“Eu costumava passar os meus fins de semana indo às lojas para aprender o que não estava a entender, na minha empresa”, disse Idol.

Não precisa de realizar um curso do ensino superior

Esqueça as pressões da sua família para tirar uma licenciatura, doutoramento ou mestrado. Lembre-se que muitas das pessoas mais bem sucedidas do mundo não têm nenhuma formação ao nível do ensino superior.

“Eu cresci numa família judia, em Long Island, e havia pressão para me tornar num advogado ou médico”, disse Philip Goldfarb, que é, hoje em dia, o diretor de operações do luxuoso Fountainebleau Resort, em Miami Beach. “Depois de trabalhar num resort, eu percebi que a função de diretor de operações tinha tudo o que eu almejava: estilo, autoridade, carisma e charme.” E com esforço e trabalho, Goldfarb conseguiu chegar ao posto que queria.

Trate o seu trabalho atual como uma promoção

Se você realmente quer ser promovido/a, é hora de começar a agir como se isso já tivesse acontecido, afirma a CEO da Yahoo!, Marissa Mayer.

“A maioria das pessoas pensa na trajetória da sua carreira como uma linha que sobe em diagonal. Realmente, é mais uma escada”, Mayer confessou à revista Fortune. “Quando está pronto para dar o próximo passo ou assumir mais responsabilidades, você deve começar a fazer já o trabalho do próximo nível.”

One thought on “Carreiras: 5 conselhos dos quais não estava à espera!

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *