Como iniciar uma conversa com estranhos num evento de networking

EPMjobs-Procura-o-emprego-que-amas

Um evento de networking é uma das melhores formas de os empresários socializarem com colegas, clientes e até potenciais clientes. Encontros empresariais, conferências, happy hours e festas proporcionam uma oportunidade para conhecer novas pessoas e voltar a entrar em contacto com velhos conhecidos.

No entanto, se tiver dificuldade em se integrar numa sala cheia de estranhos, conectar-se com outros profissionais pode ser um processo difícil e desconfortável. Independentemente de como se sente, networking é, inegavelmente, uma forma eficaz de conhecer pessoas que podem fornecer novas oportunidades e ajudá-lo a fazer crescer o seu negócio.

Muitos empreendedores frequentam regularmente eventos de networking, portanto, quanto mais praticar conversas com estranhos, menor será a ansiedade que sentirá. A sua confiança vai atrair os outros e ajudá-lo a tornar-se muito mais do que apenas um cartão de visita.

networking

Aprimore as suas habilidades de falar em público.

Conversas requerem habilidade tanto oral como de apresentação. Pratique as suas habilidades sempre que puder. Inscreva-se numa aula que ensine como falar em público, ou  então faça parte de um grupo/clube de discussão. Quando se sentir preparado, faça apresentações em reuniões da empresa ou ofereça palestras em espaços comunitários.

Comece com um aperto de mão.

O tipo de aperto de mão a estender a um estranho diz muito de si e das suas intenções. Quando se aproxima de alguém novo num evento de networking, inicie uma conversa com um aperto de mão firme. Ao cumprimentar, faça contato visual e sorria. Esta comunicação não-verbal vai ajudá-lo a construir um relacionamento antes mesmo de dizer uma palavra.

Ganhe o jogo dos nomes.

Lembrar-se de nomes é uma habilidade essencial nas conversas. Quando os outros dizem o nosso nome, faz-nos sentir mais ligados a essas pessoas. Se você acabou de conhecer alguém pela primeira vez, use o nome da pessoa frequentemente na conversa. No caso de se ter esquecido do nome de alguém, estenda a mão e diga o seu próprio nome. A outra pessoa provavelmente ir-se-á apresentar em troca.

Mostre interesse.

Muitos empresários usam uma abordagem popular, mas ineficaz, para construir uma a rede de contatos. Em vez de trabalharem relacionamentos, eles coleccionam e distribuiem todos os cartões de visita que conseguem. Para formar conexões profissionais, faça novas amizades com um interesse genuíno nos seus negócios, partilhe as suas opiniões e hobbies. E, durante a conversa, faça perguntas abertas para mostrar a sua sinceridade.

Peça a um conhecido em comum que o/a apresente.

A introdução pessoal é uma estratégia vencedora para iniciar conversas em eventos de networking. Se você é um marinheiro nervoso, pergunte a um conhecido comum ou a um contato influente para apresentá-lo/a aos outros.

Dê um elogio sincero.

Toda a gente gosta de receber um elogio, mesmo quando vem de uma pessoa que se acabou de conhecer. Use o que você sabe sobre a pessoa e escolha o melhor elogio. É aconselhável elogiar alguém pelas suas realizações ou talentos empresariais. Elogiar um atributo físico só mesmo quando não sabe mais nada sobre o que louvar.

Compartilhe oportunidades.

Use eventos de rede como uma maneira de aumentar o seu capital social e profissional. Procure empresários de diferentes setores. Quando iniciar uma conversa, faça perguntas específicas sobre a indústria. Convide a pessoa a partilhar a sua opinião e, em seguida, comunique a sua perspectiva. Sempre à procura de potenciais parcerias e outras oportunidades de negócios. Treine os seus ouvidos para que, ao ouvir certos problemas, possa apresentar algumas soluções.

Aprenda a contar uma história.

A melhor maneira de formar conexões” numa conversa de rede é ao contar as suas histórias. Todos nós temos uma história para contar. Para conseguir descobrir a “história” da outra pessoa, faça as perguntas certas. Pode dizer algo como: “Quem foi uma pessoa especial na sua vida profissional que influenciou quem você é hoje?” É uma pergunta pessoal e que vai ajudar os outros a se abrirem.

2 thoughts on “Como iniciar uma conversa com estranhos num evento de networking

  1. Pingback: Como iniciar uma conversa com estranhos - networking |

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *