Formação no estrangeiro? Rentabilize o seu dinheiro

Exclusivo #1 - Emprego Pelo Mundo

Ao investir na sua formação está consequentemente a aumentar as suas oportunidades profissionais. Esta decisão pode acarretar custos elevados, pois para além do pagamento da formação/curso, terá outras despesas associadas ao facto de ir para fora. Mas tem sempre opções viáveis para investir no seu futuro, como pedir um crédito especializado.

Seja para aprender uma nova língua, melhorar a sua situação de emprego e o seu currículo, ou até mesmo para conhecer a cultura de um outro país e adquirir conhecimentos, vá fazer uma formação, é sempre uma mais valia para o seu futuro.

Ornamento_Emprego-Pelo-Mundo

◢ TRANSPORTE

Se quer ir para um outro país estudar, compre com antecedência a passagem aérea, pois assim ficar-lhe-á mais barata. Tenha também em atenção à época do ano em que pretende viajar, pois viajar na época alta é sempre mais caro, geralmente é o verão no país para onde vai. Faça a sua pesquisa em sites de comparação de preços, com ofertas de viagens mais baratas, como por exemplo o Skyscanner e a Momondo.
Em vez de alugar um carro, opte por andar de transportes públicos. Para além de ter vantagens a nível financeiro, consegue também poupar tempo, pois não necessita de procurar estacionamento, nem de andar à procura dos locais.  Por exemplo em Londres, pode adquirir um passe mensal de metro, que varia entre 174,78 euros e 275.35 euros (valor varia por número de zonas).
Outra opção para quem vive perto do local onde está a estudar é ir de bicicleta, para além de não gastar em transportes públicos e carro, consegue fazer exercício físico enquanto está a caminho da escola.

Ornamento_Emprego-Pelo-Mundo

ALIMENTAÇÃO

Evite estar sempre a comer fora, o segredo para reduzir custos é não recorrer sempre a restaurantes. Durante a semana, em vez de almoçar fora, leve almoço para o seu local de trabalho e assim aproveita para conviver com os seus colegas e controlar o seu regime alimentar.
Aos fins de semana, faça jantares em casa. Aproveite para juntar os colegas que tem e prepare uma noite divertida, poupa dinheiro e consegue estabelecer uma relação mais próxima com aqueles que serão os seus amigos durante a sua estadia nesse país. Sendo o segredo planear antecipadamente aquilo que quer fazer.
Descubra um bom mercado/supermercado perto da escola de intercâmbio ou do seu local de formação e residência, para fazer compras de produtos alimentares para ter sempre em casa. O segredo de preparar refeições a baixo custo é planear com antecedência aquilo que quer fazer.

Ornamento_Emprego-Pelo-Mundo

ALOJAMENTO

Se realmente quiser poupar, uma opção é fazer um intercâmbio em casa de uma família que o acolha. Assim não terá quaisquer gastos, pois terá alimentação paga. Para além disso, há também escolas que oferecem alojamento. Por exemplo se for para fora estudar uma língua, pode comprar logo o pacote completo, que tem alojamento e alimentação incluído. Para além disso, pode também optar por alugar um quarto, recorrendo à Uniplaces, uma plataforma online, totalmente dedicada a alojamentos para estudantes. Com a Uniplaces não tem que se preocupar com nada, tem tudo incluído, desde água, gás, luz e internet.
Para os que vão para uma formação, uma opção viável é alugar um apartamento e dividi-lo com um colega ou alguém conhecido, para isso pode recorrer à Airbnb.

Ornamento_Emprego-Pelo-Mundo

VISTO E OUTROS

Se viajar para um destino onde necessita de visto para residir / estudar, tenha em atenção a esse custo. Dependendo do destino, pode ser um custo elevado. Para além do visto, informa-se se não tem que levar vacinas. Por exemplo, se pretender ir para o Japão, por um período superior a 90 dias, terá que dirigir-se com 6 dias úteis de antecedência (mínimo) à Embaixada do Japão e solicitar um visto geral. Em relação a vacinas terá que levar uma contra Encefalite Japonesa, com um custo de 86,72 euros.
Quando viajamos, temos que ter em conta todas as questões burocráticas e quais os custos que acarretam para podermos inserir o valor no nosso orçamento.

 

Se tiver possibilidade de fazer uma formação fora, de elevado prestígio e reconhecimento, não hesite. Aposte sempre na sua formação, pois apesar do investimento inicial ser mais elevado, seguindo estes hábitos, consegue sempre reduzir custos e este investimento terá um grande retorno quando entrar / retomar ao mercado de trabalho.

 


Este artigo foi produzido pela equipa do ComparaJá.pt, a mais recente plataforma online de agregação e comparação de produtos financeiros em Portugal, como cartões de crédito e crédito pessoal.

2 thoughts on “Formação no estrangeiro? Rentabilize o seu dinheiro

  1. Outra coisa importante é escolher bem o alojamento. Por vezes sai mais barato encontrar no “Olx” local do país para onde vamos. Mas temos de ter cuidado claro.

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *