És músico? Descobre o que está à tua espera!

A agência de marketing digital Markup lançou, recentemente, em Portugal, a primeira plataforma de financiamento colectivo destinada a músicos. A Rede Social de Música já tem a primeira campanha disponível. Está disposto a ajudar?

crowdfunding

Rede Social de Música é o nome da plataforma criada em parceria com a Sociedade Digital, uma organização sem fins lucrativos. A nova plataforma já conta com a primeira campanha, trata-se de um artista de rap com apenas 16 anos, Francisco Ruivo. O jovem tenta, através desta ferramenta, arrecadar, até Junho, cinco mil euros para lançar o seu primeiro álbum.

Focada no mercado português e direccionada exclusivamente para artistas portugueses e que cantam em português, os artistas podem lançar uma campanha de angariação de fundos. Para tal, devem registar-se na plataforma, explicar o projecto, definir um alvo financeiro e uma data limite para o investimento.

Ultrapassado a data limite, e se conseguirem chegar ao montante pedido, o dinheiro é entregue aos artistas. Caso contrário, o montante arrecadado é devolvido às pessoas que investiram.

Em declarações ao Diário de Notícias, o director geral da Markup e mentor do projecto, Victor Ruivo, acredita que há “espaço para projetos de crowdfunding na área musical, para ajudar novos artistas que precisassem de apoio financeiro”.

A indústria da música sofreu uma grande revolução com a primeira utilização de plataformas de crowdfunding para financiar esta arte. A cantora Amanda Palmer foi pioneira ao utilizar uma plataforma de crowfunding Kickstarter para arrecadar o dinheiro suficiente para lançar o seu álbum a solo sem editora.

barra facebook

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *