INOV Contacto oferece 300 estágios internacionais pagos

Em 23 edições o programa público INOV Contacto, promovido pela AICEP- Portugal Global (Agência para o Investimento e Comércio Externo de Portugal), já assegurou mais de 5.300 estágios em 81 países, com resultados palpáveis. Há 300 oportunidades de estágio para jovens licenciados com menos de 29 anos, com candidaturas abertas até 4 de Outubro.

O programa tem uma plataforma online, que agrega as candidaturas quer dos interessados, quer das entidades que estejam disponíveis para os acolher no próximo ano.

As candidaturas são feitas apenas via Internet e os participantes não poderão estar a trabalhar nem a estudar à data do estágio, devem ter formação superior, domínio do inglês e motivação para desenvolver uma carreira internacional e disponibilidade para viver no exterior.

Na edição anterior, a bolsa de estágio foi de 857,80 euros, acrescida de um subsídio de alojamento estabelecido consoante o destino (o custo de vida é definido por instituições internacionais idóneas) e que variou entre os 853 euros, na Islândia, e o limite de 1.271 euros para os estagiários colocados em Angola.

Em termos de estrutura, os estágios começam com um período de uma a quatro semanas em Portugal, incluindo um curso de práticas internacionais de cinco dias em que os estagiários descobrem o seu destino de estágio, e ainda formação em contexto real de trabalho nos casos em que a entidade de acolhimento tem estrutura em Portugal. Depois dos seis meses de trabalho no estrangeiro há um seminário de encerramento e de apoio à integração.

O programa INOV Contacto tem sido referenciado como boa prática e até como ‘caso de estudo’ pela União Europeia, OCDE e Fundo Social Europeu. Em mais de 2 décadas esta iniciativa tem sido uma lufada de ar fresco para o mercado de trabalho nacional. Em conjunto com programas como o Erasmus, tem ajudado a que os jovens profissionais portugueses interiorizem que o mercado é global e que hoje devem pensar em si como trabalhadores do mundo, e não só do país. Relativamente à fluidez e à força das economias do centro da europa, o mercado de trabalho nacional ainda mantinha laivos de conservadorismo e identidade periférica que estas iniciativas têm ajudado a esbater.

Veja aqui como se candidatar!

One thought on “INOV Contacto oferece 300 estágios internacionais pagos

  1. Rui Alexandre Pacheco henriques 26 Julho, 2018 at 21:48 - Reply

    Tenho 45 anos procuro pais para trabalhar e fazer vida pois em Portugal já não me diz nada estou desiludido e MT triste

Deixe uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *