À procura de emprego? Pense e aja fora da caixa com estas dicas!

EPMjobs-Procura-o-emprego-que-amas

De acordo com um estudo de duas universidade norte-americanas – UCLA e Universidade de New York em Stony Brook –  é mais fácil encontrar um emprego se já estiver empregado, por isso, aqueles que estão sem emprego há algum tempo terão maior dificuldade.

Caso tenha acabado de se formar, de sair de um emprego para mudar o trajeto da sua carreira, ou então, se anda há muito à procura de uma oportunidade, existem algumas coisas que pode fazer para conseguir distinguir-se da “multidão” e arranjar um trabalho que goste.

emprego-dicas

Pense fora da caixa e consiga o emprego que procura!

1. Procure um part-time ou um emprego temporário

É raro encontrar o emprego de sonho imediatamente, por isso não desanime em aceitar um part-time ou uma oportunidade temporária para ganhar experiência valiosa e algum dinheiro enquanto está a construir a sua carteira profissional. Pergunte a uma empresa em que esteja interessado/a se existem vagas para estágio. Um estágio pode ser uma ótima maneira de começar na tal empresa, ficar a saber mais sobre a mesma e quais as expetativas de carreira.

2. Crie um site profissional

Estes dias, enviar simplesmente o currículo para os empregadores não é o suficiente, para chamar a atenção. É importante que se destaque dos demais e mostre os seus melhores trabalhos e realizações. Há imensos sites gratuitos e páginas que criam portfólios online, que podem ajudá-lo/a a mostrar algum projeto ou trabalho que tenha criado em empregos anteriores ou na faculdade. Por exemplo, o Wix é uma ferramenta altamente cotada que muitos profissionais usam porque ele é fácil e não requer qualquer conhecimento de codificação ou web design.

3. Networking

A Forbes, por exemplo, recomenda a criação de uma rede profissional online como meio de manter, a longo prazo, relações profissionais valiosas. Enquanto participa em eventos de networking e atualização dos seus círculos nas redes sociais, provavelmente, não vai chegar a um novo emprego imediatamente, mas conectar-se com profissionais da sua área pode abrir-lhe portas mais tarde. Pode, também, acabar por aprender muito com as pessoas com quem interage nessas redes sociais, compartilhando experiências e conselhos sobre a vida profissional.

4. Faça trabalho voluntário

Projectos de voluntariado e trabalho de caridade é sempre uma ótima maneira de ganhar experiência e construir o seu currículo. De acordo com um recente estudo realizado e publicado pela corporação norte-americana Corporation For National And Community Service, as pessoas que se voluntariam enquanto desempregadas são 27% mais propensos a ser contratadas do que as pessoas que não fazem voluntariado. Com esta experiência, vai obter habilidades e conhecimentos que os empregadores vêem como valiosas, além disso, é também uma ótima maneira de manter-se produtivo, utilizar as suas capacidades e expandir a sua rede. enquanto não está a trabalhar. Além disso, no final do dia, vai sentir-se bem por ter ajudado pessoas e/ou causas que precisam.

5. Vá às aulas!

A sua educação não tem para terminar, obrigatoriamente, após o básico, secundário ou faculdade. Continuar a aprendizagem ao longo da carreira, vai mantê-lo/a a par das novas tendências e tecnologias do seu setor. Informe-se sobre que competências os recrutadores e empresas têm vindo a procurar, nos anúncios de emprego, e inscreva-se em aulas, cursos ou workshops que atendam às expectativas atuais da sua área.

3 thoughts on “À procura de emprego? Pense e aja fora da caixa com estas dicas!

  1. PORTUGAL FALIDO 28 Abril, 2015 at 16:25 - Reply

    TRABALHO VOLUNTÁRIO?

    E quem nos mata a fome? Trabalho voluntário é prolongar a agonia, está tudo parvo.

    Quem precisa de ajuda não está em posição de ajudar os outros.

  2. Pingback: Dicas para procurar emprego e pensar fora da caixa |

  3. Pingback: Dicas para procurar emprego e pensar fora da caixa – Emprego 30 dias

Deixar uma resposta

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *