Os riscos nas redes sociais…aprenda a contorná-los

Utilizar de maneira errada as redes sociais pode prejudicar a sua procura de trabalho e muitas vezes comprometer um possível sucesso em todo o processo.

1- Tenha cuidado com a sua exposição 

Utilizar comentários menos apropriados nas redes sociais, fotos menos próprias, pode ser um elemento de eliminação, embora por vezes injusto, dos candidatos a um posto de emprego. Comentários do género: ‘Eu gosto é de estar sem fazer nada’ podem parecer menos apropriados para um agente recrutador.

Para controlar esta exposição é fundamental ter bem definidas as suas restrições, nomeadamente no Facebook, para que os seus pensamentos e fotografias pessoais assim como os seus ‘tags’ sejam somente partilhadas num círculo restrito de familiares e amigos.

2- Diferenciar o seu LinkedIn do seu Facebook 

O LinkedIn é uma excelente ferramenta para quem procura emprego, pois da imensas possibilidades de valorizar a sua pessoa e consequentemente o seu currículo. (veja como criar um perfil no LinkedIn)

Tenha a noção que o seu Facebook deve de ser usado para relações sociais e o seu LinkedIn para relações profissionais. Enquanto que é perfeitamente aceitável ter no Facebook fotos das suas ferias na praia, estas devem de ser substituídas no LinkedIn por fotos formais com uma postura profissional.

3-Perceber em que ponto da carreira o LinkedIn é uma ferramenta útil 

É pouco usual alguém procurar no LinkedIn candidatos para posições pouco especializadas, assim como não tem muita utilidade quando já atingiu um nível de cargos de topo na sua carreira. Em grosso modo, esta plataforma pode se tornar extremamente útil e por vezes indispensável na procura de trabalho em ‘middle managment’.

Tome atenção a todos os pequenos pormenores. Limando todas as arestas pode fazer de si o profissional que a próxima oportunidade tá a procura!